Vitória de Guimarães - Sport Lisboa Benfica (5ª Jornada)



Um jogo que se antevia dificil principalmente devido ao último resultado entre as duas equipas no final da Taça de Portugal da época passada com a vitória dos vimaranenses.

O Guimarães entrou em campo com 3 jogadores no meio campo e a fazerem uma pressão forte logo quando o Benfica transpunha a linha do meio campo e com uma defesa muito subida e a provocar que se jogasse num curto espaço de terreno e obrigando o Benfica a perder a bola praticamente na primeira linha de construção.
Resultado disso foi que na primeira parte só a espaços Enzo Perez ia rompendo pela faxa lateral e exporádicamente criando alguns lances de perigo mas nunca servindo bem o avançado da Luz, Óscar Cardozo.
A primeira parte não foi bem jogada, sem grande lances de perigo para ambas as equipas mas com o Guimarães mesmo assim a deter as melhores situações com 2 ou 3 bons remates de fora da área assustarem Artur.

Na segunda parte o Benfica entrou melhor, Jorge Jesus entendeu que não detinha o dominio do meio campo e mandou subir mais a equipa. Com uma defesa mais alta o meio campo também subiu e o triangulo do meio campo vimaranenses perdeu folego com Fejsa e Matic mais em cima dos trincos e assim com igualdade de jogadores nesse terreno a maior qualidade do Benfica veio ao de cima.
Mais ainda se veio a denotar quando por volta dos 60'' de jogo o Guimarães se vê reduzido a 10 elementos com a expulsão de Addy, vendo o segundo amarelo por falta sobre Perez cortando um contra ataque logo à saida do meio campo. A partir daí o Benfica passou a ser dono e senhor do jogo, sem que deixassem o Guimarães sair do seu meio campo com a bola controlada. As poucas vezes que o faziam era em bolas longas à procura do possante avançado Maazou.
Aos 72'', já com Lima em campo por troca com Djuricic, Enzo Perez marca um canto "à Camacho" e Óscar Cardozo aparece muito bem que remata de primeira para o primeiro golo do jogo. Um golo estranho que deixou o guarda redes Douglas muito irritado pois tinha o lance perfeitamente controlado mas o seu, agora defesa, Marco Matias, na ansia de cortar a bola a desvia do seu guarda redes para dentro da baliza.

Até ao final do jogo nada houve a realçar, com o Guimarães a tentar timidamente marcar o golo do empate mas a defesa do Benfica bastante consistente e concentrada a manterem a baliza das águias inviolada (a primeira vez esta época para o campeonato).

A realçar neste jogo mais uma vez os senhores do apito souberam muito bem manter o empate a zero até quase ao final do jogo, com 3 ou 4 foras de jogo mal assinalado que deixavam os jogadores da Luz isolados (tem sido mais que normal esta época) e mais um penalti a favor das águias por assinalar com uma falta sobre Lima que nem o árbitro nem o fiscal de linha tiveram coragem de marcar, ficando um à espera que o outro o fizesse.

Ganhou a melhor equipa em campo, num jogo nem sempre bem disputado mas com duas boas equipas em campo que tentaram sempre disputar o jogo e procurando sempre a vitória.